Governo do Tocantins articula desenvolvimento de soluções tecnológicas para monitoramento da pesca e da aquicultura

A reunião em Brasília destacou, ainda, a importância estratégica do Tocantins para o desenvolvimento dos setores

Sepea/Governo do Tocantins

6/5/20252 min read

O Governo do Tocantins, por meio das secretarias de Estado da Pesca e Aquicultura (Sepea) e de Representação do Tocantins em Brasília (Serb), apresentou, nessa terça-feira, 3, em Brasília/DF, ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), proposições voltadas ao fortalecimento tecnológico da gestão pesqueira e aquícola no estado. A reunião foi conduzida pelo diretor do Departamento de Programas Temáticos (Depte) do MCTI, Leandro Pedron; e pelo coordenador de Programas em Bioeconomia (Cobio) do MCTI, Bruno Soares.

A principal demanda apresentada pela Sepea foi o apoio técnico-científico para o desenvolvimento de pesquisas aplicadas que viabilizem, posteriormente, um conjunto de ferramentas baseadas em Inteligência Artificial (IA) e Internet das Coisas (IoT), para a coleta automatizada e inteligente de dados da pesca e da aquicultura no Tocantins.

O objetivo da iniciativa é criar as bases tecnológicas para a implantação de uma sala inteligente, onde informações de campo serão consolidadas e atualizadas em tempo real, promovendo uma gestão integrada, transparente e orientada por dados.

Esse sistema incluirá, entre outros, a modelagem do monitoramento do desembarque pesqueiro, o qual se tornará parte de uma malha mais ampla de dados compatíveis com os sistemas nacionais, como o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), permitindo a integração estatística e o aprimoramento de políticas públicas setoriais.

“O que propusemos ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação foi mais que um software, é a construção de um sistema inteligente de dados. Queremos que o Tocantins seja referência na governança digital da pesca e aquicultura, com dados integrados, decisões técnicas e planejamento estratégico baseado em evidências”, destacou o secretário de Estado da Pesca e Aquicultura, Rodrigo Ayres.

A reunião também evidenciou o papel do setor pesqueiro e aquícola para o desenvolvimento do Tocantins e do país, inserido no contexto da bioeconomia, geração de emprego e renda, segurança alimentar, sustentabilidade ambiental e baixa emissão de carbono.

Presenças

Também participaram da reunião o secretário extraordinário de Representação do Tocantins em Brasília, Carlos Manzini; o diretor de Desenvolvimento da Pesca da Sepea, Dyego Reis; e o gerente de Captação de Recursos da Sepea, Onivaldo da Rocha.